domingo, 30 de dezembro de 2018

Sobre Portas & Avalanches

Gire a maçaneta e receba quem chegou


Resultado de imagem para puertas pintura llamativas

Não se feche para alguém que você gosta.
Ainda mais se a pessoa gostar de você também.

     Como espera que esse alguém sinta-se bem-vindo se você mantém suas portas e janelas fechadas? Como alguém vai te conhecer melhor, ver o que guarda em si, sentir você, sem ter o devido acesso? 

     O aconchego, meu caro, está em se ficar junto lado a lado dentro da casa, e não trancado e sozinho ao lado de fora.


Resultado de imagem para janela aberta

Às vezes a gente tenta te visitar e ficar por perto, batemos à porta, espiamos pela janela, tocamos a campainha, até mandamos mensagem avisando que chegamos e, mesmo assim, a porta não se abre. Você insiste em se trancar. Decidimos esperar um pouco mais, mas não dá para ficar muito tempo lá no capacho, em um aguardo sem fim, faça chuva ou faça sol.

     Sem a porta abrir, sem podermos entrar e sem sentirmos que somos bem-recebidos, chegará o momento que o cansaço vai tomar conta e o melhor caminho a seguir é o que nos leva até nossa própria casa. Desistimos de fazer aquela visita.


Resultado de imagem para gato na porta

     Dizem que quando visitamos alguém e a pessoa fecha as portas dos ambientes da casa é porque não somos bem-vindos lá e não devemos voltar. Agora, se nem a porta da frente nos for aberta, qual é o significado?

     Alguém pode ter ido em sua casa e feito uma grande bagunça antes de ir embora, mas não vai ser sempre assim. Somente arriscando é que você saberá em quem pode confiar suas chaves.

     Não há exagero em dizer que a vida é muito curta. Num momento estamos aqui e de repente... não mais. Somos frágeis. Somos finitos em nossa existência, só nossos feitos ficam marcados. Então escolha bem as marcas que vai deixar, sem perder a chance que pode ser única. Algumas coisas acontecem apenas uma vez na vida, mantenha isso em mente.


Imagem relacionada

     Talvez nós aqui de fora tentemos de novo bater à porta no dia seguinte, ou talvez desistamos de ir lá e apenas esperar em vão. Ninguém gosta de ficar pra fora. É importante que não se deixe a companhia de uma boa visita se afastar.


Resultado de imagem para coffee tumblr
Se levante, abra a porta. Ofereça um café, um suco, um copo d'água. Seja gentil.

     Você sabe como é difícil que alguém realmente queira te ver e ficar perto de verdade hoje em dia. É difícil alguém querer estar com você, te visitar e ficar um pouco mais se você pedir. É sempre fácil passar reto, marcar de ir e nunca aparecer, desmarcar em cima de hora e seguir em frente. É fácil sumir bem rápido. Dê o devido valor quando alguém insistir em estar lá esperando a porta abrir.

     Não fique "testando" a pessoa pra ver se ela realmente aguenta o tranco, aguenta ficar lá no capacho esperando até que você ache que ela conseguiu superar o calor ou frio e a vergonha de estar pra fora sozinha e agora merece entrar pelo menos na antessala. Mas não construa uma parede logo após a porta, impedindo a entrada. Ninguém quer abrir uma porta que não leve há lugar nenhum.


Imagem relacionada
Ponha-se no lugar do outro.

     Você, na mesma posição, se submeteria à espera? Você iria esperar tanto tempo ao lado de fora, sozinho e sem saber o que fazer? Você suportaria tudo o que submete as outras pessoas? "Ah, mas eu posso"... é mesmo? Cuidado, a vida é como um bumerangue, você pode até jogar, mas vai voltar voando pra você. Tenha cuidado com o que está jogando.

Se sua casa está fechada por você ter problemas com quem quer te visitar, abra mesmo assim.

     Não ignore seus problemas como se fossem uma simples pedrinha de gelo que vai derreter e evaporar, sumindo da sua vida. Às vezes, uma pedrinha de gelo rolando montanha abaixo pode se tornar uma bola de neve que desencadeará uma avalanche. Não se deixe soterrar. "Mas eu posso acabar magoando alguém..." E ser ignorado não magoa do mesmo jeito? Ser deixado de lado, sem respostas, no escuro, tudo isso magoa bem mais do que ter a verdade servida na mesa. Não ignore as coisas, vire as costas e durma até que sumam. Enfrente. Converse. Sempre é possível aprender algo ou se chegar em algum lugar com diálogo.


Imagem relacionada

     Então limpe a casa, abra as portas e janelas, deixe o ar entrar e a visita também. Assim, você não terá que ficar na porta esperando quando for sua vez de visitar, e terá alguém pra te ajudar se por acaso acabar soterrado. E não se esqueça do "volte sempre!".


C.A. Universe, 30 Dez. 2018.


     P.S.: Nesta postagem, estou me referindo às pessoas que GOSTAM de você de volta, não estou falando sobre aquelas pessoas que claramente não vão estar na sua vida daqui uma semana ou um mês. Os sinais, quando alguém não tem o mesmo interesse por você, ficam mais e mais claros a cada vez em que você percebe que é o único a se importar.

Nenhum comentário: